Truques e Cuidados com os Acessórios: Por que a Prata e o Ouro Escurecem?

Anel Brinco Colar Folheado a ouro Mylla Rosa Ouro Prata Pulseira Zircônia

A prata e o ouro são metais considerados nobres por terem uma alta resistência à oxidação. Mas eles também podem escurecer: Entenda o motivo e saiba o que fazer para evitar!
Gargantilhas, brincos, colares, anéis e outros acessórios de prata e de ouro são muito apreciados na indústria joalheira. Porém, o processo de oxidação não é algo que podemos evitar – e ele acontece em maior ou menor grau, dependendo do metal e das características da pele de quem o usa.
Sem dúvidas, nosso maior vilão é o ácido úrico. Você já deve ter ouvido falar dele antes, e não é à toa. Este ácido está presente no nosso suor e dependendo da pessoa, pode ter um efeito mais acelerado na reação das moléculas do metal com o oxigênio. O suor pode ter uma grande concentração de acidez que é capaz de danificar brincos, anéis, pulseiras, entre outros adornos.
Como Conservar Joias e Bijuterias e Evitar Que Elas Escureçam
Lave com frequência suas joias com água e sabão neutro. Em seguida, seque tudo muito bem. Assim você remove a incidência de suor da superfície dos acessórios e mantém eles sempre brilhosos e radiantes.
Se as suas joias preferidas sempre escurecem, você poderá limpa-las com uma flanela abrasiva especial para metais. Você terá que cuidar como se fosse uma roupa ou calçado especial.
É possível que acessórios bem cuidados durem anos sem escurecer e que permaneçam sempre belos como no momento em que foram comprados. Lembre-se sempre de ter esses cuidados abaixo:
  • Não utilize maquiagens, perfumes, desodorantes, cremes de pentear, entre outros cosméticos, quando estiver usando suas joias e acessórios. Deixe para colocar por último, aguardando pelo menos 3 minutos até que sua pele tenha absorvido todos os produtos. Assim você evita a oxidação.
  • Não vá para a praia usando pulseiras, brincos e anéis. O mesmo vale para piscina e chuveiro. O contato com a água não é bom para os acessórios. É claro que a água pura não tem problema nenhum, mas a água salgada e o cloro deixam suas joias opacas e sem vida. Cuidado com produtos químicos também na hora de realizar serviços domésticos – eles podem corroer as peças.
  • Se possível, evite choques mecânicos, arranhões e quedas. Cuidado ao colocar as mãos nos bolsos cheios quando estiver usando anéis!
  • Não durma com os seus acessórios. Evite qualquer atividade que possa causar desgaste, assim seus colares e brincos vão durar mais!
  • Guarde suas peças sempre separadas umas das outras, para não riscarem. Guarde em uma caixinha limpa e seca, ao abrigo da luz.
  • Sempre depois de usar suas joias, lave-as e seque-as muito bem. Não deixe para depois, o suor expelido pela sua pele pode escurecer a joia. Usando com sabedoria, ela sempre permanecerá bonita.
  • Seque com flanela ou um pano bem macio. Caso a peça já esteja escura, use flanela abrasiva – que pode ser encontrada em lojas especializadas.
Nós submetemos nossas joias e semi joias diariamente a situações de calor, luz, umidade, químicas provenientes de sabonetes, perfumes, além do ácido úrico e também do atrito causado pelo uso.
O que nos resta fazer é cuidar muito bem dos nossos acessórios, para retardar este processo o máximo possível e manter nossas joias sempre lindas e reluzentes. Coloque em prática os nossos truques!
https://www.myllarosa.com.br/collections/colar/products/colar-triplo-com-zirconia-folheado-a-ouro

Postagem seguinte