Zircônia: Diferenças e Semelhanças Com o Diamante + Curiosidades!

Brinco Brinco de Coração Brinco de Pérolas Brinco Zircônia Colar Colar Divino Espírito Santo Colar Gargantilha Mylla Rosa Semi Jóias Zircônia

A zircônia é uma pedra sintética que se parece muito com o diamante. A gema é feita em laboratório e seu brilho é intenso, custando muito menos do que um diamante verdadeiro. As zircônias praticamente são idênticas, enquanto que um diamante mantém formatos únicos por ser uma pedra extraída da natureza.

No caso do diamante, a única interferência humana é feita durante o processo de lapidação pois sua estrutura cristalina permanece como é. A partir de uma boa lapidação é possível dar ainda mais brilho à pedra. Alguns diamantes podem mostrar traços de cor, como o azul, amarelo e o rosa.

Um diamante pode ser realmente muito caro. Os mais caros do mundo podem custar mais de 40 milhões de dólares em um leilão.

 

Zircônia: Tão bela quanto o diamante

É por isso que a zircônia se mostra como uma excelente opção de compra. Ela é uma pedra também importante, conhecida desde a antiguidade. Também existem zircônias naturais e com cores diferentes, que normalmente podem ir do acinzentado ao vermelho. Algumas mais raras possuem a cor transparente. Quando a zircônia é feita no laboratório, é possível alcançar uma variação de cores incrivelmente maior.

O brilho da zircônia pode ser extremamente belo. Quando a luz incide sobre a gema, é possível ver prismas que lembram as cores de um arco-íris.

 

A zircônia cúbica

A zircônia cúbica é muito utilizada na produção de joias e semi-joias. Ela leva este nome quando é produzida em laboratório para poder se diferenciar do mineral resultante da cristalização do óxido de zircônio – sendo este, possível de ser encontrado na natureza.

Por esta razão, a zircônia sintética é chamada de zircônia cúbica (ela apenas cristaliza em forma cúbica). Com ela é possível imitar diversas pedras preciosas como a granada, ametista, peridoto, etc.

Ela chega a ser tão semelhante à um diamante que pouquíssimas pessoas seriam capazes de distinguir.

 

Curiosidades

A zircônia é uma pedra de muitas histórias. Na antiguidade ela era vista como um verdadeiro talismã. Por seu brilho intenso, acreditava-se que ela era um anjo (sim, um anjo)! As lendas dizem que se tratava de um anjo guardião no jardim de Adão e Eva.

O talismã de zircônia também foi muito utilizado por comerciantes. Era comum acreditar que ele atrairia uma grande fortuna e que daria proteção contra os bandidos à noite.

A pedra era vista como um talismã mágico, capaz de trazer bons sonhos e atrair amor e admiração de muitos povos. Na idade média, ela chegou a ser utilizada até mesmo para induzir o sono.

 

Conclusão

Não há dúvidas de que a Zircônia é uma ótima opção de presente para as mulheres. Ela é muito resistente e possui uma beleza que enche os olhos. As joias que possuem zircônia são objetos de desejos de todos os amantes de pedrarias.

Mesmo que a zircônia cúbica seja feita em laboratório, ainda assim tem um brilho tão deslumbrante quanto o de um diamante. Ela é perfeita e está disponível em todas as cores, para todos os gostos. É uma ótima opção para quem gosta de cores como o rosa e o roxo, por exemplo.

Definitivamente é uma das pedras mais usadas em joias e semi-joias. E você, já tem a sua? Deixe a sua resposta nos comentários abaixo!


Postagem anterior Postagem seguinte